Mapeamos  toda
pra
você.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 




 
Compartilhar


Publicado em 08/03/2019

Atualizado em 06/03/2020
 

DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES:

UMA HISTÓRIA DE LUTA

O Dia Internacional das Mulheres celebrado no dia 08 de março, se torna a cada ano, uma data mais relevante como celebração dos direitos e da gratidão devida às mulheres do nosso cotidiano. Mas ao contrário de uma data simplesmente comemorativa e comercial, como tantas outras, o dia 08 de março representa um marco na contínua luta por direitos e respeito mútuo, na sociedade. Em 1975, a ONU definiu oficialmente que o dia 08 de março seria o Dia Internacional das Mulheres. Diversos fatos históricos contribuíram para a construção da data e principalmente, pela conquista de direitos sociais e trabalhistas para as cidadãs.

Entre 1909 e 1911, muitas mulheres da cidade de Nova York, nos Estados Unidos, atuavam como operarias nas fábricas da região, cumprindo jornadas diárias de até 16 horas, fora os compromissos domésticos, que na época, eram ainda mais empregados às mulheres. 

Descontentes com tal cenário, as operárias realizaram uma passeata no dia 26 de fevereiro de 1909, na cidade de Nova York para cobrar por melhores condições de trabalho. No ano seguinte, operárias russas, que viviam em condições similares começaram a se organizar, buscando pelo mesmo objetivo de conquistar melhores condições nas fábricas, que já eram ruins para os operários homens e ainda piores para as trabalhadoras. Eventos como esses, foram ganhando força e alcançado parcialmente seus objetivos. De acordo com o calendário utilizado na Rússia na época, no dia 23 de fevereiro, data equivalente ao 08 de março do calendário grego. Um grupo de mulheres saiu às ruas de Petrogrado, cidade hoje conhecida como São Petersburgo. As principais reivindicações eram denunciar que boa parte da população estava passando fome e demonstrar a oposição por parte da população, à Primeira Guerra Mundial. Tal ato é considerado como o primeiro marco de origem da Revolução Russa.

Tantos acontecimentos fomentando a luta das mulheres até os dias atuais, enriquecem a data como o principal dia para reflexão sobre os direitos iguais e respeito na sociedade.  Muitas conquistas como salários equivalentes e direito ao voto, foram adquiridas através do posicionamento e cobrança de milhares de mulheres fortes que lutaram e lutam diariamente.

Dia Internacional da Mulher 2020

Para apoiar a independência e desenvolvimento econômico das mulheres, esse ano a prefeitura de São Paulo organizou o evento “Lugar de mulher é trabalhando onde ela quiser”, que acontece sábado, 07 de março no vão do MASP. O evento acontece das 09h às 16 e irá oferecer serviços exclusivos para as mulheres, como oportunidades para processo seletivo de vagas em setores de comércios e serviços. Além de oficinas, orientações sobre empreendedorismo e credenciamento de artesãs, para atuar em feiras e eventos organizados pela prefeitura de São Paulo.

Serviço

Lugar de Mulher é no Trabalho que Ela Quiser

Data: 7 de março
Horário: 9h às 16h
Local: Masp - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Endereço: Avenida Paulista, 1578 - Bela Vista

 

Fontes:
BBC Brasil e Estadão


Redação: Rafael Caetano
Portal Vila Mariana













Portal Vila Mariana ® SP