
Compartilhar
|
Publicado em 27/05/2015
CURSOS DE MEDITAÇÃO
SEMPRE GRATUITOS NA VILA MARIANA
“A meditação simplifica nossa vida exterior e energiza nossa vida interior. A meditação nos proporciona uma vida natural e espontânea, uma vida que se torna tão natural e espontânea que não podemos respirar sem termos consciência da nossa própria divindade.” Sri Chinmoy, Meditation: Man’s choice and God’s Voice, part 1, Agni Press, 1974
A meditação é algo que não pode ser explicado. Ela é algo que deve ser experimentado. Para meditar, precisamos ser como crianças. Uma criança não tenta compreender tudo racionalmente. Ela busca satisfação através da experiência.
Por vezes, nossas dificuldades vêm das coisas que aprendemos com o passar dos anos. Aprendemos dúvida, medo, ansiedade e outras coisas. A meditação é um processo de desaprender. Desaprender o que nos prende e relembrar como ver o mundo e nós mesmos através do coração de uma criança que acabou de nascer. Por que uma criança é tão bela? É porque ela ainda reflete a luz da alma no seu olhar e nas suas ações.
É como se houvesse um rádio a todo momento ligado na nossa mente. Tudo o que ouvimos é o ruído dele. Quando alguém o desliga, de repente passamos a ouvir os pássaros cantando, o vento uivando.
“Meditar é como ir ao fundo do oceano, onde tudo é calmo e tranquilo. Na superfície, pode haver muitas ondas. No entanto, mais abaixo, o mar não é afetado por elas. Em suas profundezas mais profundas, o mar é totalmente silencioso. Quando começamos a meditar, tentamos atingir a nossa própria existência interior, a nossa verdadeira existência – ou seja, o fundo do mar. Então, quando vêm as ondas do mundo exterior, não somos afetados. Medo, dúvida, preocupação e toda a agitação mundana simplesmente irão embora, porque dentro de nós existe uma paz sólida. Os pensamentos não podem nos atormentar, porque a nossa mente é toda paz, toda silêncio, toda unicidade. Assim como peixes no oceano, eles pulam e nadam, mas não deixam marcas. Portanto, ao estarmos no nosso estado meditativo mais elevado, sentimos que somos o mar, e que os animais marítimos não podem nos afetar. Sentimos que somos o céu, e que os pássaros não podem nos afetar. Nossa mente é o céu e nosso coração é o mar infinito. Isso é meditação.” Sri Chinmoy, do livro Meditação
Desde 1997, o Centro Sri Chinmoy oferece cursos gratuitos de meditação em diversas cidades do Brasil. As aulas são voltadas para quem possui um estilo de vida moderno de trabalho, estudo, interesses pessoais, buscas interiores, etc. E, assim como ter aprendido meditação nos trouxe muito mais do que poderíamos imaginar, ficamos mais do que felizes e gratos em compartilhar ela com os interessados.
“Verdadeira humildade é trazer alegria aos outros.” – Sri Chinmoy
Por que os cursos são gratuitos?
Seguindo o exemplo do fundador Sri Chinmoy (http://www.meditacaosp.com/sobre-sri-chinmoy/) (1931-2007), todas as atividades são 100% gratuitas. Sentimos que a meditação é um direito de nascimento de todos. Ao não cobrar pelos cursos, sentimos que nosso oferecimento fica mais sincero e mais desapegado. O único preço que cobramos é o interesse sincero dos alunos em aprender. As aulas oferecidas e o local não possuem vínculo nem propósito religioso e, não pedimos doações.
O que aprenderemos nas aulas?
Os tópicos principais das aulas iniciais são:
- Exercícios práticos diversos de concentração e meditação no coração espiritual
- Técnicas para respiração adequada
- Música e mantras
- Dicas para implementar a meditação no dia a dia
- Como superar dificuldades
- Horário, vestimenta, local, etc.
Nas aulas mais avançadas, falaremos sobre e praticaremos:
- Esportes ou yoga?
- Dieta vegetariana
- Auto-descobrimento
- O papel de um Mestre espiritual
- Caminhos espirituais
BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO REGULAR