Mapeamos  toda
pra
você.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 





Compartilhar


Publicado em 18/04/2018


CONSTELAÇÃO SISTÊMICA / FAMILIAR


Se você trabalha ou tem interesse em terapias alternativas e no autoconhecimento como forma de desenvolver um senso prático de viver melhor sua vida diária, já deve ter ouvido falar sobre a Terapia de Constelações Familiares, ou Constelações Sistêmicas de Bert Hellinger. 

Mas para muitos, o assunto é recente e desperta interesse crescente na mídia e na área da saúde, tendo sido anunciado como uma das terapias complementares a ser incluída nos atendimentos pelo SUS, já em 2018, conforme relatório do 1º. Congresso Internacional de Práticas Integrativas e Complementares e Saúde Pública, que ocorreu entre 12 e 15 de março no Rio de Janeiro.

As Constelações Familiares são um método de terapia breve, desenvolvido pelo filósofo, teólogo e psicanalista alemão Bert Hellinger, ao longo de toda sua caminhada profissional e como terapeuta e observador dos relacionamentos humanos, seus conflitos e acontecimentos, basicamente a partir do núcleo familiar.

Nascido em 1925, entre as duas Guerras Mundiais, tornou-se membro de uma organização missionária católica, logo após a guerra, e foi enviado como missionário para atuar entre os Zulus, uma tribo nativa da África do Sul, por 16 anos. Foi neste período, que Hellinger percebeu aspectos e maneiras muito peculiares e naturais daquele povo, enquanto eles resolviam questões e conflitos dentro dos grupos familiares e na comunidade de forma simples e direta. Após esta experiência, voltou para a Alemanha e começou a desenvolver uma metodologia própria como psicoterapeuta, nas dinâmicas de grupo e outras técnicas com as quais atuava. 

A princípio, chamada de Terapia Breve de Constelações Familiares, hoje também é conhecida como Constelações Sistêmicas por ser uma metodologia reconhecida e praticada em vários países e em inúmeras áreas, aplicadas também a questões empresariais, organizacionais, jurídicas ou conflitos étnicos, com eficácia. 

Bert Hellinger propõe uma abordagem terapêutica mais ampla e um olhar para o grupo familiar como um sistema ou fenômeno particular e abrangente que transcende e instiga nossa compreensão racional e teórica sobre como nos relacionamos uns com os outros, na família, no trabalho, na sociedade e conosco também.

Quando buscamos saber mais de nossas histórias familiares, nos deparamos com padrões de comportamento que se repetem ao longo das gerações e persistem causando doenças e sofrimento, independentemente de terapias ou outras formas de tratamento individuais.
Por trás destas histórias, todos na família estão interconectados através de vínculos ocultos, ou “ordens ocultas do amor”, que dão o tom da música que dançamos juntos no cenário da vida.

Estes “vínculos e ordens ocultos” atuam como uma consciência de grupo, que ele denomina “alma” no sentido de “anima”, que vai mover e trazer vida a algo que pertence ao grupo. A dinâmica deste movimento, ou alma da família, é sentido por cada membro de uma forma específica e segue alguns princípios determinantes, como:

1. a necessidade de pertencimento à uma família ou grupo;

2. a necessidade de equilíbrio entre o dar e o receber entre os membros e seus relacionamentos; e,

3. a necessidade de hierarquia dentro do sistema familiar ou grupo.

Quando apresentamos ou sentimos dificuldades, sofrimentos e doenças, provavelmente temos uma desordem ou resistência a estes vínculos ocultos e forças dinâmicas que nos movem dentro do grupo familiar, na sociedade ou nos relacionamentos íntimos. Em contrapartida, quando reconhecemos estas forças e podemos experimentar um fluxo harmonioso nos relacionamentos, sentimos plenitude e uma sensação de estar bem no mundo. 

A Terapia da Constelação Familiar vai ajudar exatamente neste sentido, para harmonizar e reconhecer esta fonte de energia que fundamenta nosso viver mais saudável e feliz. 

No Brasil, existem terapeutas formados e que participaram de treinamentos e workshops diretamente com Bert Hellinger, desde sua primeira visita ao país, em 1999, continuando sua formação como consteladores em outros países e, diretamente, na Alemanha. 

Atualmente, o método também é ensinado como Hellinger sciencia® de Bert e Sophie Hellinger, sua esposa, e os treinamentos são transmitidos pela Hellinger®schule, na Alemanha.

Para mais informações sobre a Hellinger®schule, visite o site, em português: hellinger.com

As sessões de Constelações Familiares podem ser feitas como atendimentos individuais ou em grupos, sendo que o método terapêutico deve ser aplicado por um terapeuta ou facilitador experiente e certificado por professor reconhecido no Brasil ou no exterior.

Para saber mais sobre Constelações Familiares, procure um terapeuta certificado, mas com experiência própria no processo em sua vida particular e profissional.  

As Constelações são muito mais que uma terapia, elas trazem em si uma nova visão para a vida, uma mudança de paradigma e um novo olhar para os desafios que se apresentam para cada um. Nos ensina a viver com mais leveza, elegância e confiança para usufruir de vitalidade, alegria e paz nos relacionamentos.


“Aquilo que não fazemos aflorar à consciência aparece em nossas vidas como destino” - C.G.Jung




Autora: Valéria Fernandes, terapeuta vibracional e coordenadora do Espaço Luehu, Ecologia do Ser, formada em Constelações Familiares pela Profa. Zaquie Meredith.

e-mail: contato@ecologiadoser.com.br
celular: 11 99862-3320 (whatsapp) 














Portal Vila Mariana ® SP