Mapeamos  toda
pra
você.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 





Compartilhar


Publicado em 08/05/2014

COACHING

COMO FERRAMENTA DE AUTODESENVOLVIMENTO



A busca por crescimento faz parte de uma vida saudável. Podemos observar isto claramente na natureza quando uma planta nasce do asfalto, se orienta em direção ao sol ou armazena água em seu caule para o período de seca. O ser humano também é orientado para o crescimento. Ele é consciente de sua existência e ator neste grande palco. Por vezes, necessita de orientação de um profissional para desenvolver suas habilidades, sua carreira e alcançar os objetivos na empresa.

O Coach é uma relação de parceria que revela e liberta o potencial das pessoas, orientando-as ao crescimento dentro e fora das organizações. O processo permite que a pessoa descubra seus sonhos, metas e potencial inexplorado e transforme esse conjunto, em planejamento e ação dirigida para os resultados.

O termo tem origem na palavra “Coche” que significa carruagem, veículo que leva a pessoa de um ponto a outro. O termo foi incorporado no mundo dos esportes como “Coach”, o treinador, o preparador de uma equipe.

O Coach é aquele profissional que dá suporte e apoio ao cliente na busca de crescimento por melhor desempenho. Através de um compromisso firmado com o cliente, o coach ajudá-lo no alcance de um determinado resultado.

A diferença do Coaching e outras técnicas de desenvolvimento pessoal é a forma e como se dá o processo, sem conselhos, julgamentos e sem comando e controle da relação. Ora, todos nós sabemos o quanto é difícil ter uma relação desta natureza, mas é essencial para a obtenção dos resultados. O papel do Coach é dar poder (empower), habilitar o cliente a desenvolver seu verdadeiro potencial e autoconfiança.

O principal instrumento do Coach é a pergunta que produz reflexão e ação. O foco do trabalho é o futuro: o cliente determina as metas que pretende alcançar, avaliando seus pontos fortes e de atenção.

Nas organizações o Coaching é mais utilizado nos processos de transição profissional: promoção, sucessão, mudanças; no programa de desenvolvimento de líderes: estimular e formar equipes para resultados; com trainees; “altos potenciais” e, também aqueles de “baixa performance”.

O processo de Coaching é indicado e benéfico para todos por se tratar de uma excelente ferramenta de autoconhecimento e desenvolvimento saudável.


Marli Pereira da Silva
Coach e Consultora
mapes@globo.com















dia 18 (Qua)
Meu amigo Enzo

Portal Vila Mariana ® SP