Mapeamos  toda
pra
você.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 




Compartilhar


Publicado em 09/10/2017


CASA DAS ROSAS

 
Uma das regiões mais conhecidas de São Paulo, a Avenida Paulista é também repleta de opções de lazer e cultura para a população, uma delas é a Casa das Rosas. O museu tem o acervo dedicado à poesia e literatura, inclusive, desde de 2003 carrega essa missão no nome oficial “Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura”. Além das exposições, o museu oferece cursos, oficinas, palestras, saraus, lançamentos literários, peças de teatro, exibições de filmes etc.

O edifício foi construído em 1935 e o projeto é de autoria do escritório do renomado arquiteto Ramos de Azevedo, responsável por obras como a Pinacoteca do Estado, o mercado Municipal de São Paulo, o Theatro Municipal entre diversos outros edifícios importantes para a história de São Paulo.

Na época em que foi construída a região da Avenida paulista era um dos pontos mais nobres de São Paulo, onde viviam os barões do café e grandes empresários da capital. Na casa das Rosas viviam os herdeiros do arquiteto, que permaneceram por lá até a década de 80. Em 1985 o edifício foi tombado pelo patrimônio histórico e cultural.

O local foi inaugurado como um espaço cultural em 1991, em meio a uma avenida ocupada por grandes edifícios e escritórios comerciais, tornando o espaço, um verdadeiro oásis de cultura e tranquilidade em uma região rão agitada.

Nos últimos anos, figuram entre a programação da Casa das Rosas eventos como saraus, lançamentos de livros, cursos, programação para crianças entre diversos outros eventos.

Haroldo de Campos nasceu em 1929, na cidade de São Paulo e foi um importante escritor, sendo um dos responsáveis pela criação da poesia concreta, um estilo que além da mensagem transmitida entre linhas é composta pelo estilo visualmente particularmente, que utilizando as palavras de forma organizada formam um elemento ou nova palavra.

Haroldo de Campos também realizou publicações em diversos outros estilos da literatura além de traduzir escritores internacionais. 

Boa parte de seu acervo pessoal, composto por objetos pessoais, obras de arte e livros fazem parte do material em exposição na casa das Rosas, desde de 2004, quando as pessoas foram doadas pelo Governo do Estado. Entre os objetos figuram cerca de 20 mil volumes com livros de autoria do escritor, anotações e obras de escritores nacionais e internacionais, disponíveis para consulta no local, mediante agendamento prévio.



Agenda de Eventos





















Endereço: Avenida Paulista, 37 – Jardim Paulista – São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô).

Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 10h às 18h.





 
Rafael Caetano
Portal Vila Mariana
















dia 18 (Qua)
Meu amigo Enzo

Portal Vila Mariana ® SP