Mapeamos  toda
pra
você.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 






Compartilhar




Publicado em 06/06/2013


BAIRRO PARAÍSO | SP



Localizado no coração cultural e econômico da cidade de São Paulo, o bairro do Paraíso dá início à famosa Avenida Paulista.


Situado na zona centro-sul, sua extensão vai até os bairros da Aclimação, Jardim Paulista, Liberdade, Vila Mariana e Ibirapuera.


Economicamente, o Paraíso está dimensionado ao desenvolvimento social, rodeado de pontos turísticos da cidade, como o “Centro Cultural de São Paulo”, a “Casa das Rosas” e o “Itaú Cultural”.

Sua história tem início a partir da chamada “Chácara de Sertório”, que fora no século XIX uma propriedade rural localizada entre duas estradas que seguiam para Santo Amaro. Um tempo depois de sua venda, o bairro do Paraíso começou pouco a pouco a tomar a forma que conhecemos hoje.

A propriedade rural, que ligava a Liberdade ao extinto bairro de Santo Amaro, foi loteada, o que deu origem ao trecho que representa o atual bairro paulista do Paraíso. A delimitação do local começou na “Rua Humaitá” indo até a “Abílio Soares”. Nesta época de plena expansão nasceram também as Ruas “Maestro Cardim”, “Artur Prado”, “Paraíso”, “Pedroso”, entre outras.

Como é notório em toda a cidade de São Paulo, a diversidade cultural e a riqueza visual do bairro da zona sul, não deixam nem um pouco a desejar. O Paraíso é norteado de prédios, casas, lanchonetes, restaurantes, igrejas e até praças. Um exemplo popular deste último, é a “Praça Oswaldo Cruz”, muito movimentada e frequentada.

Este local não é somente uma mera praça na região, o nome “Paraíso” nasceu do termo “Largo do Paraíso”, local onde está a praça atualmente. Além disso, sua extensão muitas vezes causa imprecisões geográficas, pois antigamente a região abrigava outras áreas, que hoje pertencem aos distritos da Liberdade e da Bela Vista.

Outro aspecto relevante do Paraíso, ainda em relação à sua localidade, é a facilidade em termos de transporte público, principalmente no trecho que dá início à Avenida Paulista. Sobre o metrô de mesmo nome do bairro, é possível encontrar ônibus com os mais variados destinos... e por falar em metrô, a estação Paraíso é extremamente movimentada porque se junta a linha da principal avenida da cidade. Na popular “hora do rush”, a estação chega a lotar em muitos dias.

Para se ter uma noção de como a região é repleta de construções e serviços, pertencem ao bairro do Paraíso o “Hospital do Coração”, a “Beneficência Portuguesa”, o “Hospital Santa Helena” e “Oswaldo Cruz”. Quanto às instituições educacionais, tem-se o “Colégio Maria Imaculada” e o “Campus da Unip”.


As igrejas também mantém presença no bairro, os destaques são a “Catedral Metropolitana Ortodoxa”, a “Nossa Senhora do Paraíso” e a “Paróquia do Santíssimo Sacramento”. Em termos de tecnologia e serviços, os prédios das empresas “IBM” e “Vivo TV” chamam a atenção das pessoas.

Tudo isso sem contar a ambiguidade presente no bairro, pois a região da Avenida Paulista é agitada, cheia de atrações e entretenimento, enquanto que em outros locais o ambiente é residencial e tranquilo para se morar. Delimitado pelas avenidas “23 de Maio” e “Brigadeiro Luís Antônio”, o bairro do Paraíso em São Paulo é um retrato fiel do dinamismo da cidade.



Felipe Sgura, para o Portal Vila Mariana.














dia 21 (Ter)
Carnaval 2018
dia 07 (Ter)
DEPA

Portal Vila Mariana ® SP