Mapeamos  toda
pra
você.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 




Compartilhar


Publicado em 19/06/2017


BAIRRO DA ACLIMAÇÃO


Inspirado em um famoso parque de Paris, o bairro da Aclimação se desenvolveu em paralelo ao parque que leva o nome da região.

Por volta de 1890, o médico paulista José Carlos Botelho, nascido no município de Piracicaba, mudou-se para capital, onde comprou uma grande porção de terras cobertas por áreas verdes. Inspirado no parque parisiense Jardim D’Acclimatation, o médico decidiu construir um parque onde inclusive funcionou o primeiro zoológico de São Paulo. 

Com o desenvolvimento da cidade, muitas pessoas se interessaram em morar próximo ao belo parque e ao centro da capital. E então, em meados da década de 30 a família Botelho separou as terras em lotes para comercializar os terrenos que foram formando os bairros ao redor do parque.  

Apesar da proximidade com a Vila Mariana, o bairro da Aclimação pertence ao território administrado pela prefeitura regional da Sé, a maior de São Paulo. O bairro equilibra as vantagens que o fácil acesso ao centro de São Paulo pode trazer ao clima mais calmo de bairros residenciais com praças e parques para praticar esportes e aproveitar os momentos de lazer com a família.


PARQUE DA ACLIMAÇÃO


Durante o loteamento da região, no final da década de 30 a família Botelho vendeu também o próprio parque, para a prefeitura de São Paulo, na época administrada pelo prefeito Prestes Maia. Como o restante da cidade, desde o loteamento das terras a região foi recebendo cada vez mais construções, principalmente edifícios. Preocupados em manter as áreas verdes do parque protegidas, no ano de 1980 os moradores conseguiram o tombamento do Parque da Aclimação.

Em uma região de cerca de 112 mil m², o parque oferece ao público uma grande variedade em fauna e flora, além da infraestrutura com pista para caminhada, aparelhos de ginástica, quadra de futebol, playgrounds, jardim japonês, lago, concha acústica, espaço para piquenique e a Biblioteca Raul Bopp, especializada em obras sobre o meio ambiente. Além dessa completa infraestrutura, volta e meia acontecem eventos no parque e aulas gratuitas ao ar livre de yoga, ginástica, meditação entre outras. 

O parque da Aclimação é uma excelente alternativa ao Parque do Ibirapuera, o local é menos movimentado e funciona todos os dias das 06h às 20h com entrada gratuita.


Biblioteca Raul Bopp

Inaugurada em 1961 e batizada como Biblioteca Pública Municipal Raul Bopp em 2005, o local dentro do parque da Aclimação possui um acervo dedicado aos títulos com temática sobre sustentabilidade e preservação do meio ambiente possui documentos, livros, e acervo multimídia para completar o passeio no parque com muito conhecimento e diversão.


Estádio Municipal Jack Marian

Ainda no parque, o pequeno estádio administrado pela Secretaria de Esportes e Lazer da cidade de São Paulo  foi fundado em 1947.  O espaço possui um campo com aproximadamente 90x60 metros, além de duas quadras poliesportivas e vestiários. Os jovens da região podem participar de aulas futebol, ginástica e voleibol adaptado com acompanhamento de profissionais das áreas de educação física e nutrição. 

Para participar, crianças e adolescentes menores de 18 anos precisam comparecer no local acompanhados pelos responsáveis levando documento de identificação, foto 3x4 e atestado médico. As inscrições são gratuitas e ocorrem de acordo com a disponibilidade de vagas nas turmas.


 Serviço

 Endereço: Rua Muniz de Souza, 1155 - Aclimação - São Paulo

 Horário do parque: Diariamente das 06h às 20h

 Horário da biblioteca:  Segunda à sexta-feira das 10h às 19h, sábado das 9h às 16h e domingo das 9h às 13h.


Rafael Caetano
Portal Vila Mariana














dia 18 (Qua)
Meu amigo Enzo

Portal Vila Mariana ® SP