Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
Compartilhar
Publicado em 30/01/2017
AS HORTAS DA CIDADE
A cidade de São Paulo, como uma grande capital é repleta de construções e possui uma paisagem geralmente cinza, que inclusive vem gerando muita polêmica.
Mas diversos pontos espalhados pela cidade trazem um pouco mais de verde para nossa paisagem e ensinam à população sobre a importância do trabalho em conjunto e do modo de vida sustentável.
Estes pontos são as hortas comunitárias, onde cada cidadão pode colaborar nos mutirões com seu trabalho e integrar a troca de conhecimentos com o grupo.
Conversamos com os participantes de duas hortas no distrito da Vila Mariana para entender os benefícios que esta iniciativa traz para a região e de que forma que a população pode participar.
Horta Comunitária da Saúde
Localizada a poucos metros da Avenida Jabaquara na região da saúde, um terreno abandonado que acumulava lixo e servia como refúgio para assaltantes se transformou em um espaço de convivência onde os moradores e estudantes da região aprendem e praticam o cultivo de alimentos orgânicos, ervas medicinais entre outras técnicas sustentáveis como a criação de abelhas sem ferrão, captação de água da chuva e compostagem de resíduos orgânicos que diminuem o volume do lixo descartado e servem como adubo para novos plantios.
Desde 2013 os voluntários vêm trabalhando para desenvolver o espaço e trazer mais qualidade de vida para a população da cidade.
O grupo possui parcerias com a subprefeitura da Vila Mariana em ações de plantio de árvores pelo distrito e instituições de ensino compartilhando conhecimento com alunos de todas as idades ensinando aos pequenos sobre a importância da preservação do meio ambiente e auxiliando os universitários de áreas especificas em projetos de conclusão de curso.
Os voluntários se dividem nas atividades de regas e manejos nas segundas, quartas e sextas feiras a partir das 17hs e aos sábados das 9 às 11hs.
Os mutirões abertos ao público acontecem no segundo domingo de cada mês, em caso de feriados ou datas especiais são agendados para outro dia.
Informações sobre as atividades e como participar são divulgadas no grupo da horta no facebook:
O centro Cultural São Paulo, na região do metrô Vergueiro abriga além das já conhecidas atrações culturais uma horta comunitária.
Segundo os organizadores, a ideia da horta foi criada como um projeto da Divisão de Ação Cultural e Educativa (DACE) do Centro Cultural, mas não foi adiante por falta de engajamento da comunidade e então, no ano de 2013 um grupo de voluntários, inspirados por ações como a “Horta das Corujas” e a “Horta do Ciclista” em outras regiões da cidade, decidiu retomar o projeto no CCSP.
A horta estimula o uso e o cuidado com espaço público pelos cidadãos. Participando das hortas os voluntários se conectam com o processo de produção do alimento e aprendem com os mais experientes nas técnicas de cultivo.
Os mutirões ocorrem sempre no último domingo do mês, das 10h30 até às 14h, para participar é só comparecer nos dias de mutirão com vontade de ajudar, outras informações sobre os mutirões e demais eventos, são compartilhadas no grupo “Horta CCSP” no facebook, basta enviar a solicitação para entrar.