Mapeamos  toda
pra
você.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 




Compartilhar

Publicado em 30/01/2017

AS HORTAS DA CIDADE

A cidade de São Paulo, como uma grande capital é repleta de construções e possui uma paisagem geralmente cinza, que inclusive vem gerando muita polêmica. 

Mas diversos pontos espalhados pela cidade trazem um pouco mais de verde para nossa paisagem e ensinam à população sobre a importância do trabalho em conjunto e do modo de vida sustentável. 
 Estes pontos são as hortas comunitárias, onde cada cidadão pode colaborar nos mutirões com seu trabalho e integrar a troca de conhecimentos com o grupo.

Conversamos com os participantes de duas hortas no distrito da Vila Mariana para entender os benefícios que esta iniciativa traz para a região e de que forma que a população pode participar.


Horta Comunitária da Saúde

Localizada a poucos metros da Avenida Jabaquara na região da saúde, um terreno abandonado que acumulava lixo e servia como refúgio para assaltantes se transformou em um espaço de convivência onde os moradores e estudantes da região aprendem e praticam o cultivo de alimentos orgânicos, ervas medicinais entre outras técnicas sustentáveis como a criação de abelhas sem ferrão, captação de água da chuva e compostagem de resíduos orgânicos que diminuem o volume do lixo descartado e servem como adubo para novos plantios. 

Desde 2013 os voluntários vêm trabalhando para desenvolver o espaço e trazer mais qualidade de vida para a população da cidade. 

O grupo possui parcerias com a subprefeitura da Vila Mariana em ações de plantio de árvores pelo distrito e instituições de ensino compartilhando conhecimento com alunos de todas as idades ensinando aos pequenos sobre a importância da preservação do meio ambiente e auxiliando os universitários de áreas especificas em projetos de conclusão de curso.

Os voluntários se dividem nas atividades de regas e manejos nas segundas, quartas e sextas feiras a partir das 17hs e aos sábados das 9 às 11hs. 

Os mutirões abertos ao público acontecem no segundo domingo de cada mês, em caso de feriados ou datas especiais são agendados para outro dia.

Informações sobre as atividades e como participar são divulgadas no grupo da horta no facebook:



Celebração de 5 anos da Horta da Saúde - Mutirão 11/novembro/18

Este domingo, dia 11/11/18, o mutirão será especial, pois estaremos celebrando 5 anos de vida da Horta da Saúde. Vamos ter oficina de abelhas sem ferrão com Gerson Pinheiro das 10 às 11hs. Das 9 às 13 hs a Sonia Hirsch estará aqui conosco também atendendo a todos e com seus livros e sessão de autógrafos. Muito papo e comida nesta celebração e música ao final com a Banda Saúde composta por Marcos Issao, Guido Fiorentini Pierre Leca Ricardo do Vale Lima Leandro Gomes e Ana Vieira. Todos convidados para curtir esse dia juntos nesse espaço que ocupamos e abraçamos há exatos 5 anos! Tragam lanches e bebidas para compartilharmos, e seu eco-caneco para termos resíduo zero.

Endereço: Rua Paracatu, 66 - Saúde

Página do evento: Facebook


GALERIA DE FOTOS:



Horta CCSP

O centro Cultural São Paulo, na região do metrô Vergueiro abriga além das já conhecidas atrações culturais uma horta comunitária.

Segundo os organizadores, a ideia da horta foi criada como um projeto da Divisão de Ação Cultural e Educativa (DACE) do Centro Cultural, mas não foi adiante por falta de engajamento da comunidade e então, no ano de 2013 um grupo de voluntários, inspirados por ações como a “Horta das Corujas” e a “Horta do Ciclista” em outras regiões da cidade, decidiu retomar o projeto no CCSP.

A horta estimula o uso e o cuidado com espaço público pelos cidadãos. Participando das hortas os voluntários se conectam com o processo de produção do alimento e aprendem com os mais experientes nas técnicas de cultivo. 

Os mutirões ocorrem sempre no último domingo do mês, das 10h30 até às 14h, para participar é só comparecer nos dias de mutirão com vontade de ajudar, outras informações sobre os mutirões e demais eventos, são compartilhadas no grupo “Horta CCSP” no facebook, basta enviar a solicitação para entrar.



Rafael Caetano
Portal Vila Mariana




 












Portal Vila Mariana ® SP