Mapeamos  toda
pra
você.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 




Compartilhar


Publicado em 10/08/2018



A VILA MARIANA QUE VOCÊ PRECISA CONHECER 

EM 30 LUGARES


Se você mora na Vila Mariana e bairros ao redor que compõem o distrito, dificilmente trocaria a região por qualquer outra de São Paulo. A Vila Mariana consegue reunir os principais serviços e atrações que se pode encontrar em São Paulo em contraponto com praças e ruas tranquilas que até parecem de cidade do interior. 




Pelas ruas da Vila Mariana, já se passaram muitas histórias de personalidades e acontecimentos importantes para o desenvolvimento da São Paulo que conhecemos hoje, e a proximidade com a região central da cidade pode proporcionar diversas facilidades e confortos no dia a dia. Seja para procurar um serviço rápido ou alternativas para curtir o fim de semana com a família, não é difícil encontrar algo atraente pela região. Confira aqui, no Portal Vila Mariana, alguns pontos desse amado distrito que todo paulistano deve conhecer:




CINEMAS

A Vila Mariana respira cinema! Na região é possível ir ao shopping escolher entre as diversas opções de horários e títulos em cartaz, mas também é muito simples pegar uma sessão no meio da semana para ver um filme clássico da ou uma obra alternativa do cinema independente, fugindo das grandes produções norte americanas. 


1. Cinemark

Entre as opções da região destacamos o bem conhecido Cinemark do Shopping metrô Santa Cruz, que com 11 salas oferece o que há de mais tecnológico em som e vídeo, em cartaz geralmente figuram as grandes produções e lançamentos. Valendo a dica para as mamães que gostam de cinema, quinzenalmente o Cinemark do Shopping Santa Cruz recebe sessões do Cinematerna, projeto pensado para pais e mães de bebês com até 18 meses de vida, poderem ir ao cinema com seus bebês. Confira mais detalhes das próximas sessões aqui.

R. Domingos de Morais, 2564 - Vila Mariana, São Paulo - SP



2. Cinemateca 

A Cinemateca Brasileira é provavelmente o local da cidade de São Paulo que reúne a maior parte da história do cinema nacional. Justamente com a proposta de difundir a sétima arte brasileira, em todos os seus períodos e estilos, além de promover mostras e eventos com produções do cinema internacional, a Cinemateca exibe em duas salas que contam com a tecnologia de película 35 mm, utilizada nos cinemas antigos, mas também com modernos equipamentos para exibições de cinema digital muitas atrações para adultos e crianças se divertirem e ter acesso à essa rica cultura. Além disso, o espaço organiza visitas monitoradas e abre seus espaços, incluindo o belo jardim para piqueniques e passeios com a família.

Largo Sen. Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino, São Paulo - SP


3. Cine Segall

Para quem quer assistir um bom filme na Vila Mariana em um espaço repleto de história, a pedida é o Cine Segall. O Museu Lasar Segall, localizado na Rua Berta, abriga um dos últimos cinemas de sala única da cidade de São Paulo. O Cine Segall foi criado em 1972, através de uma parceria com a Cinemateca Brasileira que utilizava as instalações do museu para armazenar parte do seu acervo e organizar algumas exibições. A sala de exibições do Cine Segall teve participação relevante para o cenário cultural de São Paulo. Em plena ditadura militar entre as décadas de 1970 e 1980, exibia obras do cinema nacional e internacional censuradas pelo governo militar. Hoje em dia, as opções em cartaz variam entre produções de diversos países, muitas vezes independentes e com temas relacionados às exposições do museu. O Cine Segall também promove a “Sessão das 3”, com uma programação especial para adultos e crianças durante os meses de férias. 
 
Rua Berta, 111 - Vila Mariana, São Paulo - SP


PARQUES

Os Parques são ótimas opções para praticar esportes ao ar livre, passear com a criançada ou fazer um piquenique com amigos. Os moradores da Vila Mariana estão atendidos por três ótimos parques públicos, entre eles o queridinho de toda a cidade, o Parque do Ibirapuera.

4. Parque do Ibirapuera

O Parque do Ibirapuera recebe cerca de 14 milhões de visita a cada ano, o que atrai todo esse público é a variedade de atrações reunidas pelos 158 hectares do parque, entre os atrativos figuram as pistas de corrida e caminhada, áreas verdes, museus, espaços para shows e apresentações o planetário e muito mais. 

Para utilizar boa parte desses serviços o acesso é gratuito. Os primeiros portões do parque abrem às 05h00 e são fechados às 00h00.

Av. Pedro Álvares Cabral - Vila Mariana, São Paulo - SP


5. Parque da Aclimação

Localizado na Rua Muniz de Sousa, 1119, o Parque da Aclimação já está situado fora da região compreendida como distrito da Vila Mariana, ainda assim, a proximidade e o fácil acesso atraem os moradores da Vila que buscam por uma alternativa mais próxima e tranquila do que o badalado Parque do Ibirapuera nos horários de pico. 

Criado em 1892, o Parque da Aclimação surgiu em uma época em que a cidade de São Paulo tinha apenas o Parque da Luz. Além disso, no local existiu o primeiro jardim zoológico da cidade de São Paulo. Carlos Botelho, idealizador do parque, era um médico nascido no interior de São Paulo que ao se encantar com o Jardin d’acclimatation na França, decidiu replicar o local na capital paulista. Com o falecimento do médico, seus familiares decidiram vender parte das terras que a família possuía na região da Aclimação, o parque foi comprado pela prefeitura e desde então é um parque municipal aberto ao público.  

Rua Muniz de Sousa, 1119 - Aclimação, São Paulo - SP



6. Parque das Bicicletas

Outra opção para quem procura por um parque menos movimentado nos horários de pico, principalmente para focar nos treinos de caminhada ou pedalada sem se preocupar com o risco de acidentes com outros frequentadores é o Parque das Bicicletas. Com localização bem próxima à Avenida 23 de maio e onde será inaugurada a estação de metrô AACD – Servidor. O parque com mais 44 mil m², funciona das 06H00 às 22h00, e oferece opções para quem buscar por um espaço em que possa se dedicar às suas atividades físicas como pedalar, andar de skate ou patins em suas pistas. 

Alameda Iraé, 35 - Moema, São Paulo - SP




MUSEUS

Os museus são ótimos passeios para conhecer novas formas de expressões artísticas, culturais e históricas durante um momento de lazer, e a Vila Mariana está repleta de bons museus dos mais variados estilos. Boa parte deles está localizada nos arredores do Parque do Ibirapuera, mas também é possível visitar um museu localizado em plena Rua Domingos de Morais entre outras regiões da Vila. 

7.  Oca

Conhecido como Oca, o Pavilhão Lucas Nogueira Garcez, é um dos projetos do arquiteto Oscar Niemeyer para a inauguração do Parque do Ibirapuera na década de 50. A Oca já abrigou o museu da aeronáutica, o museu do folclore brasileiro e exposições de grandes artistas, como Pablo Picasso, em 2004. Atualmente a Oca serve como espaços para grandes exposições e eventos de diversos artistas nacionais e internacionais. 


8. Museu de Arte Moderna

Mais um projeto de Niemeyer no Ibirapuera, o MAM reúne em seu acervo fixo, na biblioteca, nas exposições e através de cursos, diversas vertentes e conceitos da arte nos dias atuais. Um dos diferencias do MAM é a forma como o espaço integra exposições de artistas como os grafiteiros Os Gêmeos, com nomes internacionais conhecidos apenas para os fãs mais assíduos do cenário cultural pelo mundo afora.


9. Museu de Arte Contemporânea 

Conhecido como MAC USP, o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, reúne em suas exposições obras da arte moderna, mas também oferece ao público a possibilidade de consultar seu rico acervo de obras literárias na biblioteca Lourival Gomes Machado, além de organizar visitas monitoradas para grupos de todas as idades e cursos nas áreas da pintura, música e expressões artísticas em geral. 


10. Pavilhão das Culturas Brasileiras

O Pavilhão das Culturas Brasileiras foi criado em 2007 com o objetivo de preservar e divulgar o acervo do Museu do Folclore que funcionava na Oca. Mais do que isso, o Pavilhão carrega a missão de preservar e difundir a variedade de influências e expressões da cultura brasileira.


11. Museu Afro Brasil

Dividido entre as áreas de exposições, a biblioteca Carolina Maria de Jesus e o teatro Ruth de Souza, o Museu Afro Brasil tem como objetivo valorizar o patrimônio cultural dos povos brasileiros, africanos e afro-brasileiros. O museu foi inaugurado em 2004 tendo como acervo as obras da coleção pessoal do artista plástico e curador Emanoel Araujo.

Nesses mais de treze anos de existência, o museu ampliou seu acervo e serve como referência para a divulgação da arte de origem africana no Brasil. 


12. Instituto Biológico

No final da década de 20, época em que o café era uma das principais riquezas do estado, uma praga surgiu nas plantações, pondo em risco toda a economia de São Paulo. Com o objetivo de controlar essa situação a ideia de criar um centro de estudos para estudar e garantir a produção do café em larga escala foi posta em prática. O trabalho realizado por essa comissão conseguiu controlar a praga agrícola, o que ressaltou a importância de um órgão dedicado aos estudos biológicos aplicados à agricultura nacional. 

Hoje em dia, além de manter pesquisas e conservar anos de estudos, o Instituto Biológico oferece visitas monitoradas para que o público conheça um pouco da importância do trabalho lá realizado. Além disso, o IB possui uma biblioteca, disponível para consultas mediante agendamento e um cafezal urbano, onde anualmente é organizada uma celebração no local onde os visitantes podem participar da colheita e conhecer todo o processo de preparação do grão em bebida.

Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252 - Vila Mariana, São Paulo - SP


13. Centro de Memória do Corpo de Bombeiros da PMESP


Por conta da necessidade de criar uma divisão para atender a população paulista no caso de incêndios e acidentes, o corpo de bombeiros do estado de São Paulo foi criado em 1880. Localizado em um casarão de 1927, no número 2.329 da Rua Domingos de Moraes existe um espaço dedicado a contar a trajetória dessa corporação que trabalha pela vida e segurança dos cidadãos. No museu, é possível ver os primeiros equipamentos utilizados pelos bombeiros em diversos cenários, além de conhecer melhor o trabalho do corpo de bombeiros desde seu início até os dias atuais, lembrando que no mesmo endereço existe um quartel da corporação em atividade.

R. Domingos de Morais, 2329 - Vila Mariana, São Paulo - SP



14. Museu Lasar Segall

Fundado em 1967, como uma forma de homenagear e preservar a vida e o trabalho do pintor, gravurista e escritor, Lasar Segall. O museu que carrega o nome do artista é um espaço que conta suas histórias através de suas obras, ferramentas e pelo próprio espaço, que serviu como residência e ateliê de Lasar Segall e sua família. Mas além das exposições fixas e temporárias, o museu se destaca pelas opções como o Cine Segall, os cursos ministrados no ateliê e eventos para lançamento de exposições, livros e debates. 

Rua Berta, 111 - Vila Mariana, São Paulo - SP



15. Casa Modernista


A Casa Modernista é considerada como o primeiro projeto de arquitetura moderna brasileiro, a obra é do arquiteto Gregori Warchavchik, cunhado de Lasar Segall, que também fez o projeto do imóvel onde funciona o museu. Localizada na Rua Santa Cruz, à poucos metros da Rua Domingos de Morais e do metrô Santa Cruz, o local é uma boa opção para um passeio rápido e promete encantar os mais interessados por arquitetura e design. 

R. Santa Cruz, 325 - Vila Mariana, São Paulo - SP




TEATROS


A Vila Mariana também oferece opções para os fãs do teatro, com diversas alternativas de horário e preços acessíveis, os teatros do distrito apresentam em cartaz títulos para agradar todas as idades.

16. Teatro João Caetano

Inaugurado no final de 1952, o Teatro João Caetano, na Vila Clementino surgiu com a proposta de estimular o contato dos moradores da região com o teatro, além disso, escolas e companhias de teatro passaram a ter um palco público para apresentações. Atualmente boa parte das peças que entram em cartaz são obras de humor ou voltadas ao público infantil, sempre com ingressos acessíveis e até mesmo gratuitos.

R. Borges Lagoa, 650 - Vila Clementino, São Paulo - SP




17. Sesc Vila Mariana


A rede Sesc é reconhecida pela prestação de bons serviços, de forma acessível nas áreas do lazer, arte e cultura. A unidade da Vila Mariana conta com piscina, área para estudos, espaço para shows e teatro. O teatro do Sesc possui mais de 600 assentos e com frequência oferece novas opções em cartaz, principalmente aos finais de semana. Também são encenadas peças e apresentações em outras áreas do Sesc como o Espaço de Brincar, utilizado para as apresentações direcionadas para a criançada.

R. Pelotas, 141 - Vila Mariana, São Paulo - SP



18. Centro Cultural São Paulo

Mais um espaço que oferece muitas opções em arte e cultura para a população, o CCSP, conta com bibliotecas, áreas para exposições, jardim, e programação variada com shows, peças de teatro, atividades educativas, cursos e palestras. Com diversas peças em cartaz, o CCSP é uma excelente opção para assistir à uma peça qualquer dia da semana. 
 
Rua Vergueiro, 1000 - Liberdade, São Paulo - SP





19. Teatro BTC


Inaugurado em setembro de 2017, o Teatro BTC é o mais novo da região, conta instalações modernas e variado repertório de peças em cartaz como diferencial.

Boa parte das apresentações de musicais voltados ao público infantil. Uma boa pedida para os finais de semana e meses de férias escolares.

R. Santa Cruz, 2105 - Vila Mariana, São Paulo - SP




BIBLIOTECAS

As bibliotecas de modo geral, são boas alternativas de passeios acessíveis e educativos, a região da Vila Mariana conta com três bibliotecas públicas com amplo acervo, que vão dos temas mais habituais de estudo ao entretenimento para adultos e crianças.


20. Biblioteca Viriato Corrêa

Inaugurada em 1952, a Biblioteca Viriato Correa por muitos anos teve seu acervo compostos por obras de literatura infanto-juvenil. Em 2008, o espaço foi reformado e passou a ser uma Biblioteca Temática, com acervo composto por livros da literatura fantástica. Atualmente a biblioteca possui cerca de três mil livros e dois mil gibis. Todos contos fantasiosos, variando em temas como ficção cientifica e realismo mágico. Acessando o Portal do Sistema Municipal de Bibliotecas, é possível consultar o acervo da Biblioteca Viriato Corrêa e todas as outras unidades mantidas pela rede municipal. 

Pesquisa de Acervo: Biblioteca Circula

Rua Sena Madureira, 298 - Vila Mariana - São Paulo - SP


21. Biblioteca Pública Municipal Chácara do Castelo

A Biblioteca Chácara do Castelo é uma boa opção para levar as crianças para um passeio literário ou até mesmo realizar pesquisas escolares em tempos que a maioria das pesquisas são realizadas na internet. O acervo do local possui mais quatrocentos exemplares de revistas em quadrinhos, obras de autores como Ziraldo, Ruth Rocha e Monteiro Lobato. Além disso, é possível consultar obras e temas como biografias, religião, ciências e muito mais.  

Rua Brás Lourenço, 333 - Jardim da Glória - São Paulo - SP





22. Biblioteca Raul Bopp

Outra Biblioteca temática da região é Biblioteca Raul Bopp. Inaugurada em 1956 no Parque da Aclimação, com o nome de Biblioteca da Aclimação, foi renomeada em 2005, como uma forma de homenagem ao poeta modernista Raul Bopp.

A Biblioteca Raul Bopp possui cerca de dois mil títulos do acervo especializado com livros, documentos e obras multimídia, abordando temas como meio ambiente e sustentabilidade.  

O local também possui obras do acervo geral, com livros de ficção, literatura infantil entre outros, somando aproximadamente vinte mil exemplares.

Rua Muniz de Sousa, 1119 - Aclimação, São Paulo - SP



CURTIR A NOITE

Além de todas as opções culturais e esportivas, os bairros do distrito também atraem o público de toda a cidade para curtir a noite paulistana. Com bares, baladas, restaurantes e lanchonetes não faltam opções para sair com os amigos, com a família ou para uma noite especial a dois.

23. Moema 

Moema além de um bairro conhecido pela excelente qualidade de vida oferecida aos moradores, também é referência há anos quando o assunto são os bares e lugares para aproveitar a noite. Com opções refinadas para tipo de programa, trechos como o entorno das Avenidas Ibirapuera e Hélio Pelegrino ficam bem agitados, principalmente aos finais de semana.







24. Vila Mariana

A Vila Mariana também possui excelentes opções para dançar ou tomar alguns drinks, mas o perfil tipicamente familiar do bairro, destaca opções para jantar com os amigos e a família. O bairro possui hamburguerias, pizzarias, bares com petiscos famosos e restaurantes das culinárias mais variadas, com alternativas para quem gosta de comida italiana, japonesa, vegetariana e por aí vai.






25. Aclimação

Outro bairro tipicamente familiar o da Aclimação, com ruas residenciais e opções variadas de comércio, o destaque na noite são as diversas opções de bares que oferecem espetinhos no cardápio. Algumas ruas do bairro como a Brás Cubas e a Rua Pedra Azul ficam movimentadas no tradicional happy hour e aos finais de semana, com opções para quem gosta de carne, doces e vegetais ou até mesmo com o rodizio de espetos, para provar um pouco de cada.






PARA IR ÀS COMPRAS

26. Shopping VM

Fundado em 1992 no coração da Vila Mariana, o Shopping Vm, antigo Multi Shop, oferece aos moradores do bairro mais de 100 opções em comércio e serviços variados, com destaque para as opções da praça de alimentação, uma boa alternativa para o final de semana ou no horário de almoço em qualquer dia da semana.  

Boa parte do público da região opta pelo Shopping VM para as compras do dia a dia ou em datas especiais, como dias dos pais, dia das mães e natal e natal, em busca de itens de decoração em presentes.

R. Pelotas, 83 - Vila Mariana, São Paulo - SP


27. Shopping Santa Cruz


A proximidade com a estação Santa Cruz do metrô facilita bastante o acesso ao shopping, atraindo clientes que circulam pela região e aproveitam para fazer uma compra rápida ou refeição. 

O Shopping Santa Cruz conta com lojas de decoração, eletrodomésticos, roupas, serviços de estética, ampla praça de alimentação e cinema. 

R. Domingos de Morais, 2564 - Vila Mariana, São Paulo – SP





28. Shopping Pátio Paulista

Estrategicamente localizado, o Shopping Pátio Paulista, próximo ao metrô paraíso, oferece em mais de duzentas lojas, opções para um passeio no final de semana ou compras rápidas durante o horário comercial do público que trabalha pela região da avenida Paulista.

Rua 13 de Maio, 1947, Bela Vista, São Paulo – SP


29. Shopping Ibirapuera


Inaugurado em 1976, o Shopping Ibirapuera é um dos mais antigos da cidade de São Paulo, na época em que a abriu, a capital contava apenas com o shopping Iguatemi. Hoje em dia o shopping Ibirapuera conta com mais de 400 lojas e é bastante frequentado pelos moradores de Moema e toda zona sul da cidade. 

Com a conclusão das obras na linha – 5 lilás, o acesso da estação Eucaliptos que fica em frente ao shopping será bastante facilitado para regiões como o metrô Santa Cruz e Chácara Klabin.

Av. Ibirapuera, 3103 - Indianópolis, São Paulo - SP



30. Rua Domingos de Morais

No início do século XX, época em que onde temos a Cinemateca, funciona o matadouro municipal, que fornecia praticamente toda a carne bovina da cidade e Santo Amaro era um município vizinho, o trecho que corresponde à Rua Domingos de Morais, funcionava como uma importante via de ligação entre o litoral de São Paulo, a Vila Mariana e a região de Santo Amaro. 

Até início da década de 60, a principal alternativa de transporte pela Rua Domingos de Morais era através dos bondes. Em 1963, foi iniciado o processo de retirada das linhas para pavimentação do trecho. 

Em 1974 foi inaugurada a primeira linha de metrô da cidade. A linha 1 azul, que ligada a região do Jabaquara à Vila Mariana exerceu importante papel no crescimento do bairro. 

Hoje em dia, a Rua Domingos de Morais atende boa parte dos moradores da zona sul de São Paulo com suas centenas de lojas e comércios com opções em alimentação, vestuário, mercados, utensílios domésticos e eletrônicos e prestadores de serviço em geral.




Rafael Caetano
Portal Vila Mariana















Portal Vila Mariana ® SP