Mapeamos  toda
pra
você.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 




Compartilhar

Publicado em 20/03/2017

A SÃO PAULO DAS BICICLETAS E CICLOVIAS


Já faz algum tempo que questões como mobilidade urbana e qualidade de vida vem ganhando maior destaque. A criação de vias adequadas para ciclistas se relaciona com essa temática. 

Basicamente a cidade de São Paulo possui três tipos de vias para os ciclistas:

Ciclofaixas - Este tipo de via pode gerar algumas confusões pelo fato de se dividir em duas variações. As Ciclo faixas “comuns” são fixadas, ou seja, funcionam todos os dias, e se assemelham bastante às ciclovias, afinal também possuem suas pistas pintadas com tinta vermelha, porém nas ciclofaixas não existem muretas ou barras para separação lateral, em alguns casos são apenas “tartarugas” ou olho de gato”.




Fora essas ciclofaixas permanentes existem as chamadas “ciclo faixas de lazer”, durante a semana as faixas funcionam como pista para carros, e aos domingos e feriados nacionais das 7h às 16h funcionam como via para ciclistas. Nestas faixas a sinalização é horizontal indicando o dia e horário de funcionamento e durante o funcionamento cones e funcionários do movimento “Conviva”, organizado pelo banco Bradesco em parceria com a prefeitura sinalizam a faixa. 

Ciclovias  – As ciclovias são trechos fixos para passagem de bicicletas, esse percurso é sinalizado no solo por tinta, geralmente vermelha e possui limites laterais com blocos de concreto ou barras fixadas no asfalto.

Ciclorrotas – Outro modelo que compõem o sistema cicloviário da cidade são as ciclorrotas. Nas ciclorrotas a sinalização é feita de forma horizontal, representada pelo símbolo de uma bicicleta no asfalto e de forma vertical por placas de transito, nas ciclorrotas o espaço é compartilhado entre bicicletas e carros, sendo que a preferência é do ciclista. 

O distrito da Vila Mariana conta com diversas “estações bike sampa”. Essas estações são os pontos para empréstimo de bicicleta instalados e mantidos pelo banco Itaú. Existem estações como essas próximas ao Sesc Vila Mariana, Parque do Ibirapuera, Avenida Paulista, entre outras espalhadas pela cidade. Os usuários cadastrados podem utilizar gratuitamente as bicicletas por até uma hora, após esse período são cobrados R$5,00 por cada hora adicional.

Além das estações em parceria com a prefeitura da cidade o banco inaugurou em fevereiro de 2017 um bicicletário ao lado da estação de metrô Paraíso. O local conta com cerca de 50 vagas para que a população possa guardar a bike em segurança e utilizar o transporte público ou circular a pé pela região.


Confira o mapa de toda infraestrutura cicloviária da cidade
(Clique no mapa para ampliar)

Fontes: Prefeitura de São Paulo e Companhia de Engenharia de Tráfego

Rafael Caetano
Portal Vila Mariana













dia 18 (Qua)
Meu amigo Enzo

Portal Vila Mariana ® SP