Mapeamos  toda
pra
voce.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 




 
Compartilhar

Publicado em 19/11/2021


A CULINÁRIA AFRICANA NO BRASIL

A culinária brasileira é reconhecida internacionalmente pela sua variedade e sabores marcantes. De norte à sul do país, é possível conhecer um pouco sobre a cultura local através dos hábitos alimentares da população que vive em cada região. Tamanha variedade se deve à grande extensão do território nacional, e ao encontro de diversas culturas ao longe do tempo. 

A cidade de São Paulo é um excelente exemplo dessa mistura, onde em determinadas regiões o protagonista é a cozinha asiática e há poucos quilômetros dali é possível visitar uma região onde as massas e pratos generosos da cozinha italiana ganham destaque.

No dia 20 de novembro muitas cidade do celebram o Dia da Consciência Negra, um convite para refletir sobre a importância da cultura de diversos países africanos no cotidiano do brasileiro hoje em dia. Muitos dos pratos consumidos em nossas festas típicas e na alimentação diária podem ser considerados como pratos afro-brasileiros. Confira alguns exemplos:

Cuscuz

No Brasil existem duas versões desse prato, um deles tem textura semelhante à de uma farofa e geralmente é consumido a qualquer hora do dia, servindo como uma opção para o café da manhã ou almoço, na outra versão, o prato conhecido como cuscuz paulista já se parece mais com um tipo de torta ou qualquer outro prato que possa ser consumido em fatias. Fontes indicam que o prato original surgiu no norte da África e era produzido com farinha à base de trigo ou arroz. O alimento foi trazido pelos povos dessa região que tinham ligação com a cultura islâmica. 

Canjica

Outro prato à base de milho e que faz sucesso nas típicas festas juninas é a canjica, inclusive a etimologia da palavra canjica teria ligação com idiomas falados nas regiões do Congo e Angola e alguns casos é indicado como uma tradução para "milho cozido". A versão consumida nos dias atuais com açúcar e canela é fruto de uma adaptação através das regiões, sendo que a versão original podia ser preparada com menos ingredientes e até mesmo em versões salgadas.

Acarajé

Talvez um dos pratos mais icônicos da culinária baiana, o acarajé uma iguaria que representa diversos elementos da cultura africana incorporada no Brasil. O prato reúne ingredientes consumidos no continente africano com uma forte ligação com os costumes religiosos também trazidos para o Brasil. O acarajé é consiste basicamente em um bolinho de massa de feijão fradinho, frito em azeite de dendê e recheado com caruru, vatapá, vinagrete e camarão seco. 

Bobó de Camarão

O bobó de camarão é mais um prato que utiliza o fruto do mar e faz grande sucesso no país. O prato possui uma consistência cremosa e pode ser preparado com muitos temperos. Na versão original africana, o prato era feito com inhame, mas quando misturado com a cultura brasileira a receita foi adaptada utilizando a mandioca como base para a preparação.
 

Redação: Rafael Caetano









Portal Vila Mariana ® SP