Mapeamos  toda
pra
você.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 




Compartilhar


Publicado em 12/07/2017


A CRUZ VERMELHA DO BRASIL

 
A Cruz Vermelha Brasileira – Filial do Estado de São Paulo, localizada na região do bairro Indianópolis, foi criada em 1912, a partir da iniciativa da médica belga Maria Rennotte. A especialista tinha a nobre missão de fomentar o acesso aos serviços de saúde para toda a população, principalmente para os mais pobres. Ela também acreditava na igualdade entre os gêneros e lutou por essa causa.

Durante algum tempo, as enfermeiras formadas pela Cruz Vermelha de São Paulo atuaram em guerras no Brasil e no exterior prestando atendimento às vítimas, além de desempenhar um importante trabalho em hospitais filantrópicos.
Atualmente, a Cruz Vermelha de São Paulo segue colocando em prática todos os princípios desde sua criação, com o objetivo de atenuar o sofrimento humano e auxiliar a população, principalmente a parcela em situação de vulnerabilidade social.  

Para isso, a instituição exerce trabalhos em diversas frentes. São realizadas ações como mutirões de saúde, projetos de promoção à saúde, atividades em instituições de crianças e adolescentes, capacitação de voluntários em áreas de gestão e risco, além das arrecadações de medicamentos, roupas e mantimentos. 


Campanha do Agasalho

Desde 2009, com a chegada dos meses mais frios do ano entre março e setembro, a Cruz Vermelha Brasileira – Filial do Estado de São Paulo promove a campanha de arrecadação de agasalhos e cobertores para comunidades carentes e famílias em situações de vulnerabilidade social. 

Neste ano, o objetivo da campanha é ajudar 7 mil pessoas, de bairros da capital e em Guarulhos, a enfrentarem o período de inverno. Foi realizado um cadastro de famílias assistidas que leva em consideração o número de beneficiários, tamanho de roupa, entre outras informações para preparar kits individualizados para cada pessoa ajudada. 

Em parceria com empresas, centros comerciais e outras instituições, a Cruz Vermelha de São Paulo criou cerca de 500 pontos de coleta que podem ser localizados em um mapa virtual dentro do site da campanha  aquecesp.org.br.

Também é possível levar as doações à sede da instituição localizada na Av. Moreira Guimarães, 699 – Planalto Paulista.


A HISTÓRIA DA CRUZ VERMELHA


Por volta de 1859, o médico suíço Henry Dunant viajou à França e de lá voltou espantado após testemunhar a dor causa pela guerra no país. Tocado por aquela realidade, ele publicou o livro “Uma Lembrança de Solferino”, com relatos sobre a batalha no território francês. Isso o motivou, quatro anos mais tarde, a se juntar a outros médicos e filantropos para criar o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, organização humanitária com o principal objetivo de atenuar o sofrimento humano. 

O grupo pressionou os governos da época à colocarem limites nas práticas de guerra, o que resultou na Convenção de Genebra de 1949. Ficou estabelecido a partir daquele momento diversas regras sobre os conflitos armados, entre elas, o direito dos soldados e dos civis em receber atendimento médico quando feridos em guerra.

Além disso, a instituição criou postos de atendimento às vítimas, recrutou e capacitou enfermeiros voluntários e se comprometeu a atenuar o sofrimento humano.

Partindo dessa mesma vontade de ajudar o próximo, a Cruz Vermelha no Brasil foi fundada em dezembro de 1908, na cidade do Rio de Janeiro, e teve como primeiro presidente o médico Oswaldo Cruz. Na época, enfermeiros e socorristas foram preparados para atender a população em situações desastres naturais e conflitos armados. 

Atualmente, a Cruz Vermelha Brasileira conta com cerca de 20 filiais estaduais espalhadas pelo país.



 
Rafael Caetano
Portal Vila Mariana














dia 18 (Qua)
Meu amigo Enzo

Portal Vila Mariana ® SP