Mapeamos  toda
pra
você.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 




Compartilhar


Publicado em 26/09/2017


MASP COMPLETA 70 ANOS

Foto: Eduardo Ortega    
Um dos museus mais conhecidos do Brasil e com maior acervo de obras europeias do país, completa setenta anos na próxima segunda-feira, dia dois de outubro e está com uma programação especial para todo o mês. Confira:

As comemorações já começam domingo, dia 01 de outubro às 11h, com apresentações musicais no vão livre do museu dos artistas Juçara Marçal, Paulinho Tó e a banda Teto Preto.

O vão do Masp recebe também atrações para a criançada com jogos, oficinas e brincadeiras a partir das 10h. As crianças entre 06 e 13 anos também poderão conhecer o acervo do Masp através da visita guiada pela educadora Elaine Fontana.


Ainda no dia primeiro, os adultos também poderão visitar o acervo do museu em visita guiada e customizar peças nas oficinas de serigrafia e gravura.

Na segunda-feira, dia do aniversário do museu, as exposições “Miguel Rio Branco: nada levarei quando morrer” e “Tracey Moffatt: montagens”, poderão ser vistas no 1º subsolo e sala de vídeo, respectivamente.

Mas sem dúvidas, o ponto alto do dia de aniversário do museu será às 19h, com a abertura das persianas das janelas do segundo andar do prédio onde estão diversas peças que fizeram parte das principais exposições que passaram pelo museu. A última abertura dessas persianas ocorreu no final de 2015, com a inauguração da exposição “Acervo em transformação”.

Os cavaletes foram desenhados por Lina Bo Bardi em 1968, durante o projeto da atual sede e se tornaram ícones do museu por dispor as obras de forma inovadora e elegante sem apresentá-las nas paredes do prédio. 

Durante às terças e sextas do mês de outubro, haverão visitas, às 16h, para que o público possa conhecer um pouco mais sobre as obras, arquitetura e história do museu, símbolo da cidade de São Paulo. Além disso, no primeiro sábado de outubro terão oficinas no vão do Masp. Para o dia 12  de outubro foi preparada uma programação especial para as crianças.

No dia 16 de outubro, a série OSESP MASP apresentará concerto com composições de Johann Sebastian Bach, Leonard Bernstein, Charlie Parker, Astor Piazzola e Roberto Sion em diálogo com a obra Composição com fundo amarelo e vermelho (1945), de Alexandre Calder. Em 18 de outubro, o Clube de Leitura debaterá o livro O Amigo Americano – Nelson Rockfeller e o Brasil, de Antonio Pedro Tota. E nos dias 20 e 21 de outubro, o seminário Histórias afro-atlânticas traz curadores, especialistas e artistas nacionais e internacionais para debater uma variedade de tópicos que se relacionam à África, às Américas, ao Caribe e à Europa, em preparo para a exposição coletiva homônima, programada para o próximo ano.

O MASP encerra as atividades de seus 70 anos recebendo a 40a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, com exibições gratuitas no Vão Livre, de 23 a 28 de outubro, a partir das 19h30. Antes de cada filme, o MASP será homenageado com projeções de fotos e cenas que recontam a trajetória da Mostra no Museu. A história da Mostra é também parte da história do MASP, já que surgiu dentro do Museu em 1977, idealizado por seu programador de cinema, Leon Cakoff, que exibiu os filmes da Mostra no Auditório do MASP até sua sétima edição, em 1983.

O show do dia 01 de outubro será com acesso livre e entrada gratuita; as inscrições para oficinas e palestras poderão ser realizadas no local, duas horas antes do início das atividades. Para atualizações na programação e informações sobre compras de ingressos das atrações pagas acesse o site: masp.art.br.


SOBRE O FUNDADOR

O museu de arte de São Paulo foi inaugurado no dia 02 de outubro de 1947 ocupando alguns andares do edifício dos Diários Associados na rua Sete de Abril, região da República, no centro de São Paulo. No mesmo edifício haviam sedes e redações de jornais e veículos de comunicação da época, inclusive os estúdios da TV Tupi onde foi realizada a primeira transmissão de um canal de televisão no Brasil.

O edifício, bem como o Masp e os veículos de comunicação do grupo Diários Associados pertenciam ao empresário   Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, uma das figuras mais influentes no pais entre as décadas de 1940 e 1950. Também conhecido como Chatô, por conta do biografia em sua homenagem.

Assis Chateubriand nasceu no dia 04 de outubro de 1892 na Paraíba e começou cedo no jornalismo, aos quinze anos já trabalhava na redação do Diário de Pernambuco.

Na década de 20, o empresário passou a administrar o principal jornal do grupo Diários Associados e anos depois comprou o grupo de jornais, estações e rádio. 

Não por acaso, os empreendimentos de Chateubriand se tornaram um grande império durante os anos 20 e 30 em paralelo às revoluções politicas pelo qual o Brasil passava e que levaram Getúlio Vargas, parceiro estratégico do jornalista, à presidência do Brasil.


SOBRE O MUSEU

Chateubriand sempre foi um admirador das artes, possuía um repleto acervo com obras de artistas nacionais e internacionais. Em 1947, junto com o também jornalista e colecionador de arte Pietro Maria Bardi criou o museu de arte de São Paulo, a princípio na região da República.

O projeto da atual sede do museu, na Avenida Paulista, foi assinado pela renomada arquiteta modernista Lina Bo Bardi, esposa de Pietro Bardi, e levou cerca de 12 anos para ser concluído até ser inaugurado em 1968. 

O Masp é um museu privado sem fins lucrativos. Seu acervo é considerado o maior especializado em arte europeia do hemisfério Sul. As primeiras obras do museu foram selecionadas por Pietro Bardi e doadas por Assis Chateubriand e outros empresários da elite paulistana da época.



Serviço

Endereço: Avenida Paulista, 1578, São Paulo, SP

Telefone: (11) 3149-5959

Horários: terça a domingo: das 10h às 18h (bilheteria aberta até as 17h30); quinta-feira: das
10h às 20h (bilheteria até 19h30)

Ingressos: R$30,00 (entrada); R$15,00 (meia-entrada)

O MASP tem entrada gratuita às terças-feiras, durante o dia todo.

Programação dos dias 01 e 02 de outubro com entrada gratuita.

AMIGO MASP tem acesso ilimitado e sem filas todos os dias em que o museu está aberto.

O ingresso dá direito a visitar todas as exposições em cartaz no dia da visita.




 
Rafael Caetano
Portal Vila Mariana













dia 18 (Qua)
Meu amigo Enzo

Portal Vila Mariana ® SP