Arte, Musicais e Solidariedade
Não me lembro bem o ano , mas creio ter sido em 2009, fui convidado para assistir ao espetáculo “Noturno” , no Teatro Dias Gomes, espetáculo da Oficina dos Menestréis.
Fiquei impressionado com que o grupo fazia com um palco completamente limpo, músicos afiados e pouquíssima produção. Não entendia, como os atores moviam-se tão rápido em plena penumbra no palco.
Em 1981, o cantor e compositor Oswaldo Montenegro passa a trabalhar com um novo método para dirigir seu elenco de atores, cantores e bailarinos, a fim de atingir maior agilidade, maior noção de conjunto e atenção redobrada dos atores. Cria, assim, alguns exercícios baseados no método do reflexo e atenção para o treinamento de seus elencos.
Deto Montenegro, irmão e ator de suas peças, desenvolvem e adaptam para profissionais de todas as áreas este treinamento artístico, acreditando que o desenvolvimento do reflexo, da percepção e da capacidade intuitiva melhora as condições de vida do indivíduo. Em 1986, monta sua primeira turma de Teatro Musical no Rio de Janeiro, estabelecendo um trabalho de sucesso nos anos seguintes. Em 1991, desembarca em São Paulo junto com a Companhia Oswaldo Montenegro, criando sua primeira turma na cidade, que resultou no musical NOTURNO, em cartaz até hoje na cidade de São Paulo.
Em 1993, Deto Montenegro estabelece sociedade com o ator Marco André Brandão de Magalhães (Candé), que desde 1987 acompanha-o e estuda o treinamento, como aluno, até 1990 e, como professor, a partir de 1991. Cria-se dessa sociedade a OFICINA DOS MENESTRÉIS.
A OFICINA DOS MENESTRÉIS, desde então, é uma empresa de Teatro Musical com excelência comprovada tanto pela linguagem original e vocabulário próprio, quanto pela contribuição significativa para formação de público e inclusão social, tendo em seu repertório mais de 20 peças.
Tive a oportunidade esse ano de assistir a um dos ensaios do grupo, com nova formação, no Teatro Dias Gomes, no coração da Vila Mariana, onde o diretor, Candé Brandão conduzia com dedicação, quase vinte artistas, que estrearão o espetáculo “Sétima Arte “ , no dia 09 de Março ás 21 horas.
Na sequência uma pequena entrevista concedida por ele:
1 - O que é um ator - menestrel?
O menestrel é um ator que se dedica ao grupo, que se despe da vaidade em prol de um objetivo. Um artista que consegue equilibrar a loucura do teatro com a disciplina de um atleta.
2 - No seu blog, uma frase me chamou a atenção: "Quando um menestrel entra em cena, ele nunca está sozinho", o que é a interpretação em grupo?
Na verdade é a única maneira de você conseguir extrair o máximo de cada um. Quando você se sente responsável e abraçado por um, por todos, tudo fica mais legal. Vivemos muito sozinhos lá fora.
4 - O texto "Sétima Arte" como foi concebido, qual a mensagem?
Foi concebido por mim e pela Patricia Kfoury, o objetivo inicial era homenagear as grandes músicas que marcaram o cinema.
5 - Qual o era o objetivo do Oswaldo Montenegro quando começou a Oficina dos Menestréis ?
Na verdade a oficina quem fundou fomos eu e o Deto. O Oswaldo sempre foi mais ligado em dirigir musicais e ele os fazia de uma maneira peculiar, inventando alguns exercícios para trabalhar a dinâmica de grupo e tirar o máximo de cada artista.
Eu e Deto que sempre fizemos parte dos musicais fomos estudando e transformando esses exercícios em um método para artistas e pessoas para todas as áreas.
6 - Fale dos Projetos Sociais dos Menestréis
Nossa são muitos. Projeto Juntos (Adolescentes menos favorecidos), Maturidade UP (Para Síndrome de Down), ALT (Para Altistas) e MIX (Para Cadeirantes, Cegos e Surdos). 7 - O Teatro Dias Gomes, é um projeto dos Menestréis?
Não , nós arrendamos.
8 - Sobre você, quem surgiu primeiro, o diretor ou o ator?
O Ator com certeza, (risos)
9 - Como é liderar um grupo onde o protagonismo não existe , em plena era da luta pelo sucesso individual?
È a melhor coisa do mundo, a energia flui e o individual brilha mais ainda! Aqui quem brilha é a constelação, e não a estrela. Mas, quando todas as estrelas brilham, independente do tamanho, essa constelação brilha ainda mais.
"Sétima Arte" Novo Musical da Oficina dos Menestréis Dias 09, 10, 16, 17, 23, 24, 30, 31 de Março Direção: Candé Brandão
Elenco:
Alvaro Montibeller Amanda Antonini Amanda Ventura Aninha Boraschi Andreza Spadão Armandinho Bu Comin Carla Abreu Carol Mendonça Cesinha de Luca
|
Cidinha Meyer Elisa Mafra Fabi Piupiu Fábio Splash Feu Cavallari Fe Sciascia Gabriel Zangrossi Gabriel Guttilla Isa Carvalho Isabel Facin
|
Iza Molinari Jamila Jacob Juliana Nogueira Kelly Baldi Lari Miranda Leandro Guapo Luana Lima e Silva Marcela Guzovsky Marcelo Xepa Mari Queijo
|
Miguel Arcanjo Miriam Costa Pâmella Lopes Prica Almeida Rafael Iziquiel Renata Mercado Rubens Alves Vinicius Tarzo Wall Vieira
|
Sábados ás 21:00 horas Domingos ás 20:00 horas
Valor dos Ingressos: Com elenco: R$ 20,00 Na bilheteria: R$ 50,00
Teatro Dias Gomes Rua Domingos de Morais, 348 - Vila Mariana Fone: (11) 5575-7472 das 13h às 19h.
|
Flyer
|
|
Silvio Tadeu
04/03/2013

Compartilhar
|