Mapeamos  toda
pra
você.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 




MENESTRÉIS

Arte, Musicais e Solidariedade

Não me lembro bem o ano , mas creio ter sido em 2009, fui convidado para assistir ao espetáculo “Noturno” , no Teatro Dias Gomes, espetáculo da Oficina dos Menestréis.

Fiquei impressionado com que o grupo fazia com um palco completamente limpo, músicos afiados e pouquíssima produção.
Não entendia, como os atores moviam-se tão rápido em plena penumbra no palco.


Em 1981, o cantor e compositor Oswaldo Montenegro passa a trabalhar com um novo método para dirigir seu elenco de atores, cantores e bailarinos, a fim de atingir maior agilidade, maior noção de conjunto e atenção redobrada dos atores. Cria, assim, alguns exercícios baseados no método do reflexo e atenção para o treinamento de seus elencos.

Deto Montenegro, irmão e ator de suas peças, desenvolvem e adaptam para profissionais de todas as áreas este treinamento artístico, acreditando que o desenvolvimento do reflexo, da percepção e da capacidade intuitiva melhora as condições de vida do indivíduo. Em 1986, monta sua primeira turma de Teatro Musical no Rio de Janeiro, estabelecendo um trabalho de sucesso nos anos seguintes. Em 1991, desembarca em São Paulo junto com a Companhia Oswaldo Montenegro, criando sua primeira turma na cidade, que resultou no musical NOTURNO, em cartaz até hoje na cidade de São Paulo.

Em 1993, Deto Montenegro estabelece sociedade com o ator Marco André Brandão de Magalhães (Candé), que desde 1987 acompanha-o e estuda o treinamento, como aluno, até 1990 e, como professor, a partir de 1991. Cria-se dessa sociedade a OFICINA DOS MENESTRÉIS.

A OFICINA DOS MENESTRÉIS, desde então, é uma empresa de Teatro Musical com excelência comprovada tanto pela linguagem original e vocabulário próprio, quanto pela contribuição significativa para formação de público e inclusão social, tendo em seu repertório mais de 20 peças.

Tive a oportunidade esse ano de assistir a um dos ensaios do grupo, com nova formação, no Teatro Dias Gomes, no coração da Vila Mariana, onde o diretor, Candé Brandão conduzia com dedicação, quase vinte artistas, que estrearão o espetáculo “Sétima Arte “ , no dia 09 de Março ás 21 horas.

Na sequência uma pequena entrevista concedida por ele:

1 - O que é um ator - menestrel?

O menestrel é um ator que se dedica ao grupo, que se despe da vaidade em prol de um objetivo. Um artista que consegue equilibrar a loucura do teatro com a disciplina de um atleta.

2 - No seu blog, uma frase me chamou a atenção: "Quando um menestrel entra em cena, ele nunca está sozinho", o que é a interpretação em grupo?

Na verdade é a única maneira de você conseguir extrair o máximo de cada um. Quando você se sente responsável e abraçado por um, por todos, tudo fica mais legal. Vivemos muito sozinhos lá fora.

4 - O texto "Sétima Arte" como foi concebido, qual a mensagem?

Foi concebido por mim e pela Patricia Kfoury, o objetivo inicial era homenagear as grandes músicas que marcaram o cinema.

5 - Qual o era o objetivo do Oswaldo Montenegro quando começou a Oficina dos Menestréis ?

Na verdade a oficina quem fundou fomos eu e o Deto. O Oswaldo sempre foi mais ligado em dirigir musicais e ele os fazia de uma maneira peculiar, inventando alguns exercícios para trabalhar a dinâmica de grupo e tirar o máximo de cada artista.

Eu e Deto que sempre fizemos parte dos musicais fomos estudando e transformando esses exercícios em um método para artistas e pessoas para todas as áreas.

6 - Fale dos Projetos Sociais dos Menestréis

Nossa são muitos. Projeto Juntos (Adolescentes menos favorecidos), Maturidade UP (Para Síndrome de Down), ALT (Para Altistas) e MIX (Para Cadeirantes, Cegos e Surdos).

7 - O Teatro Dias Gomes, é um projeto dos Menestréis?
Não , nós arrendamos.

8 - Sobre você, quem surgiu primeiro, o diretor ou o ator?
O Ator com certeza, (risos)

9 - Como é liderar um grupo onde o protagonismo não existe , em plena era da luta pelo sucesso individual?

È a melhor coisa do mundo, a energia flui e o individual brilha mais ainda! Aqui quem brilha é a constelação, e não a estrela. Mas, quando todas as estrelas brilham, independente do tamanho, essa constelação brilha ainda mais.


"Sétima Arte"
Novo Musical da Oficina dos Menestréis
Dias 09, 10, 16, 17, 23, 24, 30, 31 de Março

Direção: Candé Brandão
Elenco:
Alvaro Montibeller
Amanda Antonini
Amanda Ventura
Aninha Boraschi
Andreza Spadão
Armandinho
Bu Comin
Carla Abreu
Carol Mendonça
Cesinha de Luca
Cidinha Meyer
Elisa Mafra
Fabi Piupiu
Fábio Splash
Feu Cavallari
Fe Sciascia
Gabriel Zangrossi
Gabriel Guttilla
Isa Carvalho
Isabel Facin
Iza Molinari
Jamila Jacob
Juliana Nogueira
Kelly Baldi
Lari Miranda
Leandro Guapo
Luana Lima e Silva
Marcela Guzovsky
Marcelo Xepa
Mari Queijo
Miguel Arcanjo
Miriam Costa
Pâmella Lopes
Prica Almeida
Rafael Iziquiel
Renata Mercado
Rubens Alves
Vinicius Tarzo
Wall Vieira

Sábados ás 21:00 horas
Domingos ás 20:00 horas

Valor dos Ingressos:
Com elenco: R$ 20,00
Na bilheteria: R$ 50,00

Teatro Dias Gomes
Rua Domingos de Morais, 348 - Vila Mariana
Fone: (11) 5575-7472 das 13h às 19h.

Flyer



Silvio Tadeu
Colunista de Arte e Cultura

04/03/2013


Compartilhar




Portal Vila Mariana ® SP