Mapeamos  toda
pra
você.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 




Compartilhar

Publicado em 21/02/2017


ITANHAÉM COMUNGA HISTÓRIA E ARTE

Em  alta temporada, Itanhaém se torna um ponto turístico irresistível de Praia e Cultura.

Para  quem está acostumado  a viajar para Porto Seguro, visitar as raízes da história brasileira, logo descobrirá que não precisaria ir tão longe, ao viajar de São Paulo com destino a Itanhaém, cidade litorânea a  111 km de São Paulo . 

Itanhaém foi fundada em 22 de abril de 1532, sendo a segunda cidade mais antiga do Brasil. Localizada no Litoral Sul de São Paulo, é um município de grande importância histórica, e cultural. 

O cartão de visita da Cidade são as belas praias, com suas ótimas balneabilidade durante o ano inteiro.  Entre as mais populares estão as Praias do Sonho, do Cibratel e dos Pescadores, onde o fluxo turístico é intenso.  Durante a temporada de verão e feriados, o Governo Municipal promove diversos eventos, como shows, esportes, aulas de dança, de ginástica e muito mais.

As belezas das praias de Itanhaém serviram ainda de cenário para primeira versão da telenovela Mulheres de Areia, da extinta TV Tupi, protagonizada por Carlos Zara e Eva Wilma. 

Um monumento esculpido pelo ator Serafim Gonzalez está localizado na Praia dos Pescadores, marcando as gravações da novela de grande sucesso nos anos 70.

Outro personagem marcante na história do Brasil colonial foi Padre José de Anchieta. Itanhaém também é conhecida como “a terra de Anchieta”, por causa da presença do famoso padre jesuíta na Cidade durante muitos anos da época.  O religioso andou por todo o litoral paulista, catequizando índios, batizando e ensinando.


Para manter vivo esse rico capítulo do país, a Prefeitura criou o roteiro “Caminhos de Anchieta em Itanhaém”, um misto de religiosidade e história contada por meio de tour por alguns pontos do Município.

A cidade se tornou um verdadeiro museu a céu aberto, onde podemos visitar  as pedras chamadas de  “A Cama de Anchieta”, uma formação rochosa entre o costão da Praia do Sonho e o mar, em Itanhaém, litoral sul de São Paulo, é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Segundo a lenda, por sua semelhança com uma cama, o local tornou-se o preferido do Padre José de Anchieta. Era lá que o jesuíta descansava e buscava inspiração para compor seus poemas e versos durante o período em que viveu na região, no século XVI. 

Ainda sob a influência de Anchieta, Itanhaém se torna importante em nosso capítulo cultural e artístico. Anchieta escreveu diversas poesias, tanto pessoais quanto catequéticas.

Muitas delas, sobretudo as últimas, foram escritas emlatim, destacando De beata virgine dei Matre Maria (Poema à virgem, 1563) como uma das mais importantes.

A Cidade também tem estreita ligação com a arte plástica. É a terra natal de personagens importantes da cultura brasileira, como os consagrados pintores Benedito Calixto, Alfredo Volpi e Emídio de Souza. No final do século XIX, renomados artistas da Cidade criaram o Gabinete de Leitura, um espaço para atividades artísticas e culturais. Depois de anos desativado, o local foi reconstruído pela Prefeitura em 2011 e voltou a ser palco para cultura e lazer no Município.


RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS EM ITANHÉM

É interessante perceber que mesmo na nossa era, Itanhaém não deixou de ser cenário e abrigo para que floresçam as melhores expressões da arte.

Ainda florescem casas de cultura, que incentivam a criação. É uma tradição nas artes a oferta de programas de residência onde o artista passa uma temporada de 30 dias ou mais imerso num espaço de ateliês e alojamentos de artistas. Estas residências podem ser em grandes centros urbanos, em aldeias isoladas no campo ou pontos de interesse turístico.

As residências acolhem artistas e simpatizantes para uma temporada de afastamento da vida atribulada e assim aumentando a disponibilidade para a produção de arte, reflexão ou descanso. 

A conhecida Prainha, oficialmente chamada de Praia dos Pescadores, em Itanhaém, onde, é uma pequena praia no bairro da Praia do Sonho em Itanhaém, logo ao lado sul da foz do Rio Itanháem. Funciona também como uma pousada, ou guesthouse, disponível para finais de semana e férias.

O curador da  Prainha Residência  Artística,  Ricardo Ramalho, artista plástico formado na FAAP com mais de 20 anos de experiência na cena de arte contemporânea e no mercado.  A partir de  setembro de 2016, transformou a espaçosa casa da família, em Residência Artística, onde acolhe pintores nacionais e internacionais, que se encontram na cidade, criam e discutem conceitos. Todos ficarão bem assistidos e convidados a relaxar em frente ao mar, e ainda apreciar ou criar belas telas com sua orientação. Em alta temporada Itanhaém se torna um convite inesquecível para praia, sol, cultura e informação. 



MAPA DA CIDADE DE ITANHAÉM/SP




Silvio Tadeu
Colunista de Arte e Cultura




Portal Vila Mariana ® SP