Mapeamos  toda
pra
você.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 




Compartilhar

Publicado em 23/05/2014

O BRASILEIRO NÃO LÊ...

MAS TEMOS UMA FEIRA POPULAR DE LIVROS NO LARGO ANA ROSA




Outro dia li uma matéria muito interessante de Danilo Venticinque, editor de livros da Revista Época, em que ele, com muita habilidade, desmistificava a famosa frase : “O brasileiro não lê.”

Afirmar que o brasileiro não lê, é negar alguns fatos comprovados:

- A quantidade de livros no Brasil só cresceu nos últimos anos.
- O nosso país é o nono mercado editorial no mundo.
- Desde 2004 o preço médio do livro caiu em 40%.
- A antologia Toda poesia, de Paulo Leminski (1944-1989), chegou ao primeiro lugar de vendas, fazendo cair por terra a tese de que, o brasileiro não se interessa por literatura por qualidade.


Enfim ... Graças às informações dessa matéria ( por que EU sou brasileiro e leio!) chego a seguinte conclusão: alguns querem que o Brasil continue sendo o berço da ignorância.

Um Brasil sufocado pela necessidade de ostentar ao mundo um campeonato internacional de futebol e nos faz esquecer das escolas.

Um Brasil que tem como “melhor cantor” e “melhor cantora”, ídolos fabricados pela indústria de celebridades, que serão esquecidos em pról de um novo modismo, e faz o povo ignorar Carlos Drummond de Andrade, mas insistentemente lembrado nas notas de dinheiro, nas suas poesias e nas esculturas no Rio de Janeiro e Porto Alegre. O que é verdadeiro fica!

Um Brasil sufocado por telenovelas de estórias repetitivas, onde só o que se muda é o nome do vilão e do mocinho ou da mocinha, e nos faz esquecer de Castro Alves.


Um Brasil onde políticos acusados de corrupção são inocentados e protegidos, mas acusam Monteiro Lobato de racismo! Um escritor perseguido também, por defender a existência de Petróleo no Brasil, e hoje esbarramos na vergonha da Petrobrás! Enfim, esse é o Brasil que ELES querem!

Mas insisto: existe um Brasil a ser descoberto! O Brasil que lê!


FEIRA POPULAR DE LIVROS NO LARGO DA ANA ROSA



A Companhia Livro na Cidade, promove de segunda a domingo no Largo Ana Rosa, ao lado da estação Ana Rosa do Metrô, uma feira popular... De livros! Sim, livros vendidos a preços mais que populares.
São mais de 100 títulos, que vão de livros infantis a biografias, de livros sobre vinhos a temas religiosos, de romances a históricos! Você encontra “aquele livro" tão procurado por valores que variam de R$ 10,00 a R$ 30,00 reais.

A feira de iniciativa de Rubens Lastri e devidamente apoiada pelo colega José Antônio Mantovani acontece de Segunda a Sexta das 8:00h da manhã ás 20:00h, Sábados e Domingos das 9:00h ás 17:00h.



Depois de percorrer diversas cidades, como São Carlos, São José do Rio Pardo e Matão a feira chegou ao Largo Ana Rosa no mês de Abril, com acesso privilegiado, ao lado da Estação Ana Rosa do Metrô.

Durante o tempo que permaneci na feira, para a realização dessa matéria, me impressionou a frequência do público infanto-juvenil. Àvidos por novidades, ficavam encantados com os livros infantis, em grande quantidade e variedade na feira, provando que nem só de tablet, vive a nova geração.

Enfim... Fica a dica de um Brasil que lê. Que tem acesso à cultura. Um Brasil que se informa, além das más notícias de telejornais.


Serviço:

Companhia Livro na Cidade
Largo Ana Rosa – ao lado Metrô Ana Rosa
Segunda a Sexta das 08:00 ás 20:00 horas
Sábados e Domingos das 09:00 ás 17:00 horas
Diversos títulos a preços populares


Silvio Tadeu
Colunista de Arte e Cultura







Portal Vila Mariana ® SP