Mapeamos  toda
pra
você.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 




Compartilhar

Publicado em 03/06/2015

DONA IVONE LARA, UM SONHO NOSSO!

Se o brasileiro não tem memória, ele passará a ter a partir de agora. Grandes nomes, que ajudaram a construir o que temos de melhor na nossa MPB, mereceram musicais com retumbantes sucessos de público, como Elis Regina, Tim Maia, Rita Lee e Cazuza. 

Agora o Itaú Cultural, abre suas modernas instalações para abrigar a “Ocupação Dona Ivone Lara”,  afirmando a posição da cantora como a primeira-dama do samba. 

Nossa memória pode ser falha, mas nossa emoção não. 

Difícil alguém que ouça música e jamais tenha cantado“Sonho meu / Vai buscar quem mora longe / Sonho meu / Vai buscar essa saudade / Sonho meu / No meu céu a estrela guia se perdeu / A madrugada fria me traz melancolia / Sonho Meu” ,  refrão do samba “Sonho Meu” composição de Dona Ivone Lara e Délcio Carvalho, na voz de Maria Bethânia. 

Era Dona Ivone Lara chegando ao centro da música brasileira, na década de 70, largando o emprego de enfermeira, abraçando definitivamente a carreira artística, depois de ter sido em 1965, a primeira mulher a fazer parte do elenco de compositores, para uma escola de samba do grupo especial, a Império Serrano.
 
De lá para cá, a artista segue uma estrada coerente, dedicada ao samba, sendo em 1998, homenageada no Festival Latino promovido pela Eurodisney, França. 


Alguém me avisou 

A exposição que fica em cartaz até 21 de Junho, o Itaú Cultural convida o público a conhecer a vida e a obra desse ícone musical brasileiro de forma mais sensorial (por meio de suas composições) que linear (seguindo uma cronologia), esta Ocupação, uma parceria com a Musickeria, tem curadoria da equipe do Itaú Cultural e do músico Tiganá Santana e consultoria do jornalista Lucas Nobile. O projeto expográfico é de Vânia Medeiros e Grissel Piguillem.

Ancestrais, parceiros, composições, áudios, vídeos, fotos raras e alguns objetos pessoais são destaques da exposição. O público terá a liberdade de montar seu percurso, de acordo com o interesse que cada canto do espaço expositivo despertar. O espaço, aliás, oferece acessibilidade para surdos.

Além da vida artística, Dona Ivone Lara – formada em serviço social – trabalhou no Instituto de Psiquiatria do Engenho de Dentro durante 30 anos, até se aposentar. Especializada em terapia ocupacional, foi assistente de Nise da Silveira, médica que revolucionou o tratamento psiquiátrico no Brasil.



Serviço: 
Itaú Cultural 

Visitação:  Até 21 de junho de 2015 
Terça a sexta-feira, das 9h às 20h [permanência até 20h30]
sábado, domingo e feriado das 11h às 20h
Atendimento - Email: atendimento@itaucultural.org.br
Fones: ( 11 )  2168 1777 / 2168 1776
Avenida Paulista, 149 - São Paulo/SP

Fontes: Site Itaú Cultural e Dona Ivone Lara


Silvio Tadeu
Colunista de Arte e Cultura






Portal Vila Mariana ® SP