Mapeamos  toda
pra
voce.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 






Compartilhar

Publicado em 27/10/2021


CENAS NA PANDEMIA

Mostra de espetáculos teatrais da Companhia Àgata de Artes concebidos durante a pandemia de 2020 e 2021

Durante os dois anos de pandemia, a Companhia Àgata de Artes, completando vinte anos, não ficou parada, respeitou o isolamento social e produziu sob o formato on-line diversos espetáculos, que agora, o público poderá conferir no formato presencial, durante temporada no histórico Teatro de Arena Eugênio Kusnet.

Foram meses de encontros virtuais, pesares pelas perdas de parentes, amigos e de inúmeros irmãos brasileiros, que se foram vítimas da Covid, ainda oferecendo a quem precisasse, resistência ideológica a favor da vacina, da prevenção e do isolamento social.

Em novembro, o Teatro de Arena Eugênio Kusnet receberá os espetáculos produzidos por nós durante essa dura fase da humanidade, desta vez, em formato presencial, mas manteremos a inspiração, a emoção e a fé na arte e nos novos caminhos apontados pela humanidade, que nos motivou a produzir esses trabalhos. Trabalhos estes, para nós, preciosos e esperamos que tenham também este valor a quem os assistir.

Mário Descobre o Brasil

DIAS 06 e 07/11 - 20 HORAS

Mário de Andrade é considerado o grande mentor intelectual da década de 20. Poeta, prosador, pianista, funcionário público e, acima de tudo, um homem compromissado com o desenvolvimento cultural do Brasil. Suas principais obras,  "Pauliceia Desvairada", "Macunaíma , o herói sem nenhum caráter", "Lira paulistana", trazem uma inovação no uso da linguagem, uma exploração da cultura brasileira, exaltação do país em um nacionalismo disfarçado, pontos políticos e um estilo calmo e intimista . A montagem da Companhia Àgata de Artes, traz os atores Silvio Tadeu e Caio Pimenta em um claro exercício de descoberta do estilo literário de Mário de Andrade, destacando a sua obsessiva veia nacionalista, sua poesia e contradições.

Texto: Silvio Tadeu

Direção: Silvio Tadeu e Caio Pimenta

Com: Silvio Tadeu e Caio Pimenta


Mulheres Negras

DIAS 13 e 14/11 - 20 HORAS

Mulheres Negras foi idealizado antes da explosão de combate ao racismo desencadeada pela morte de George Floyd, nos Estados Unidos em 25/05/2.020, e traz no elenco quatro atrizes que se renovam na interpretação de textos e letras de músicas, emoldurados por uma cenografia onde impera o uso de materiais reciclados. Climas dramáticos e alegres fazem reviver a importância das mulheres negras, tão importantes na formação da nossa etnia . Falar de cantoras e escritoras negras é falarmos do verdadeiro sucesso. Sucesso social, a luta pelo reconhecimento em um país onde o racismo se esconde atrás de uma cortina de igualdade. Sucesso artístico, uma vez vencidas as barreiras sociais, essas artistas trazem em seu universo esse histórico de batalhas, vitórias, ancestralidades e amor. Tornaram-se proprietárias de um documentário em letras de música , histórias e poemas que se confundem com a sua vida. Mexer em um tesouro tão valioso, animou e desafiou a Companhia Àgata de Artes, assim foram surgindo autoras negras de diversas épocas e gerações .As escolhidas foram : Carolina Maria de Jesus, Odailta Alves, Elza Soares entre outras.

Texto e Direção: Ju Camata

Com: Efigênia Armendani ,Gigi Santos, Helena Gomes, Ju Camata


Pessoas em Casa

Dias 20 e 21/11 às 20:00 HORAS O espetáculo “Pessoas em Casa“ , concebido durante a pandemia da COVID – 19, trazem pessoas em isolamento social, que descobrem o universo da poesia de Fernando Pessoa, e acabam encarnando os vários personagens que elas inspiram. A cenografia, composta de diversas molduras vazias, traze um clima de vazios a serem preenchidos, o vazio do isolamento social, que a poesia e a literatura surgiram como opções para esses dias pandêmicos. Por sermos a única nação da América a adotar a língua portuguesa, acreditamos ser de maior importância a divulgação da obra Pessoana.


Texto e Direção: Silvio Tadeu

Com: Caio Pimenta, Elizeu Tozi, Franciasco Alves, Ronaldo Lima e Silvio Tadeu


O Retrato de Oscar Wilde

Dias 27 e 28/11 às 20:00 horas A vida de Oscar Wilde, será visitada neste trabalho no formato "on-line". O trabalho trará trechos de algumas de suas obras e a sua conturbada relação com o poeta Alfred Douglas. "O retrato de Oscar Wilde" foi concebido desde o início á distância, conforme os atuais protocolos de distanciamento social . Difícil é falar de revolução literária sem falarmos de Oscar Wilde. Seu primeiro e único romance "O Retrato de Dorian Gray", continua até hoje sendo um best seller, Devemos creditar também ao escritor irlandês, o tempero ácido e mordaz existente nas comédias contemporâneas, essa era a forma encontrada por ele, de transcender os costumes da sociedade na época em que viveu. "A importância de ser prudente", "Salomé", "Um marido ideal", são espetáculos teatrais de sua autoria, que trouxeram de volta ao mundo, o poder de sátira política e social que a comédia possui, fazendo ria a muitos e incomodando a outros.

Texto: Silvio Tadeu

Direção: Ju Camata e Caio Pimenta 

Com: Beth Santos, Caio Pimenta, Edivaldo Gomes, Efigênia Armendani, Francisco Alves, Gigi Santos,Helena Gomes,Henrique Possetti,Ju Camata, Ronaldo Lima, Silvio Tadeu




Silvio Tadeu 
MTB : 79.298 - SP 
(11) 4106-2507 / 9.8678-5420 




Portal Vila Mariana ® SP