Mapeamos  toda
pra
voce.

 
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
 
 




Compartilhar


Publicado em 24/07/2014



COMO ESCOLHER 

O PEDIATRA DO SEU FILHO?


O pediatra é o primeiro médico da criança, o profissional que irá acompanhá-la por muitos anos, até a adolescência ou mais, passando a ser praticamente um "membro da família". É ele quem acompanhará diversos momentos de seu desenvolvimento e em virtude disso, é muito importante que os pais saibam analisar os principais fatores para a escolha daquele que cuidará da saúde de seus filhos.

Com mais de 30 anos de atividades, o pediatra Sylvio Renan Monteiro de Barros, autor do Blog do Pediatra e do livro "Seu bebê em perguntas e respostas - Do nascimento aos 12 meses", orienta que a escolha do médico deve ser realizada já no início da gestação. "Pesquise, converse, peça indicações aos amigos e parentes e se possível até agende uma consulta antecipada. O feeling materno costuma ter grande peso na escolha assertiva do profissional", relata.

Dr. Sylvio Renan, que é membro da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), destaca ainda que um bom indicativo para os pais é a paciência do médico para com eles, especialmente os pais inexperientes e por isso mais ansiosos, bem como com seus filhos, já que é comum a criança chorar ou ficar arredia durante as consultas, devido a ansiedade e medo frente a uma situação desconhecida.

Analisar o currículo do pediatra e verificar se ele tem conhecimento amplo das doenças infantis são de grande importância. "Informar-se também sobre a disponibilidade de acesso pessoal e virtual ao médico em momentos de necessidade extra consulta, é fundamental. Assim como considerar a distância entre sua casa e o consultório, pois de nada adianta ter um bom pediatra localizado a dezenas de quilômetros, que dificultaria o atendimento em casos de emergências", lembra Dr. Sylvio Renan.

Quanto ao ambiente da clínica ou consultório, esta deve ser adaptada às necessidades dos pequenos pacientes, não somente no critério estético, como na manutenção de normas de segurança. Ela deve também estar equipada com todo material necessário à assistência geral aos bebês, crianças e adolescentes.

Além do pediatra ou outros médicos, observe ainda a organização do consultório/clínica e a receptividade dos demais colaboradores que nele atuam. Fatores como atenção, dedicação e carinho fazem muita diferença.

Por último, o profissional lembra-se do fator empatia que deve existir entre os pais e o pediatra, e também entre bebês/crianças com o médico. "Pessoalmente, posso dizer o quanto esta relação é importante, já que 75% dos meus atuais pacientes são filhos de antigos pacientes", afirma.

Dr. Sylvio Renan Monteiro de Barros:
O Dr. Sylvio Renan Monteiro de Barros é autor do livro "Seu bebê em perguntas e respostas - Do nascimento aos 12 meses".

Formado pela Faculdade de Medicina do ABC, tem especializações e títulos pela Unifesp/EPM, Sociedade Brasileira de Pediatria e General Pediatric Service da University of California - Los Angeles (Ucla). Sylvio Renan atuou por quase 30 anos no Pronto Socorro Infantil Sabará e foi diretor técnico do Hospital São Leopoldo, cargo que deixou para se dedicar ao seu consultório, a MBA Pediatria, e à literatura médica para leigos.










Portal Vila Mariana ® SP